Informações da página

Você está em: Página Inicial > Extensão > Apresentação

Início do conteúdo

Extensão

Conforme o art. 26 do Estatuto do IFRS, "as ações de extensão constituem um processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável, para viabilizar uma relação transformadora entre o Instituto Federal e a sociedade". As ações de extensão, em consonância com as finalidades e objetivos do IFRS - entre os quais "desenvolver programas de extensão e de divulgação científica e tecnológica" e "desenvolver atividades de extensão de acordo com os princípios e finalidades da educação profissional e tecnológica, em articulação com o mundo do trabalho e os segmentos sociais, e com ênfase na produção, desenvolvimento e difusão de conhecimentos científicos e tecnológicos"-, visam ao alargamento das relações entre a instituição e a comunidade externa. Através da extensão busca-se, sobretudo, envolver decisivamente a população local e o corpo de servidores e alunos que compõe o Câmpus Caxias do Sul, difundindo e trocando saberes, realizando atividades culturais e esportivas, potencializando a formação continuada do público que é a própria razão de existência dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

A extensão aproxima-se do Ensino, oferecendo espaços de ensino-aprendizagem que evolvem as comunidades acadêmica e externa, bem como da Pesquisa, quanto à difusão de saberes oriundos da investigação científica. Abre-se espaço, através de atividades de extensão, para o estabelecimento de parcerias com instituições públicas e privadas, possibilitando trocas de saberes, metodologias, tecnologias, espaços e serviços, com vistas ao desenvolvimento social da região onde estamos inseridos.

São ações de extensão, com base na Cartilha de Extensão do IFRS:

  • Programa: de longo prazo, envolvendo diversas ações articuladas em ensino, pesquisa e extensão;
  • Projeto: ação processual, com prazo determinado, vinculado ou não a um programa;
  • Curso: ação pedagógica, teórica e/ou prática, com carga horária mínima de 8 horas;
  • Evento: ação para a apresentação e/ou divulgação pública de conhecimento e produtos (congressos, seminários, ciclos, exposições, festivais, etc.);
  • Serviços: realização de trabalho oferecido pela instituição ou por terceiros.

 

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Caxias do Sul

Rua Avelino Antônio de Souza, 1730 | Bairro Nossa Senhora de Fátima | CEP: 95043-700 | Caxias do Sul/RS

E-mail: comunicacao@caxias.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3204-2100