Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Projetos

Início do conteúdo

Projeto "Viva Melhor"

O projeto "Viva Melhor" iniciou nos mês de março de 2015, e visa a melhoria da qualidade de vida de todos, tanto no âmbito pessoal, quanto profissional. Por meio do email institucional, servidores e alunos recebem conteúdos compartilhados, como textos, entrevistas e vídeos de profissionais e instituições reconhecidas na sua área de atuação, com o propósito de disseminar conhecimento relativo à saúde, alimentação, atividade física, autoconhecimento, relações familiares, relacionamento no ambiente de trabalho e tudo o que estiver associado ao bem estar e à qualidade de vida. A ideia é que este projeto contribua trazendo boas energias, dicas e sugestões de como viver melhor, estar em paz consigo mesmo e com aqueles com quem convivemos.

Estes emails são compartilhados por comunicacao@caixas.ifrs.edu.br, sempre precedendo no título o nome do projeto "Viva Melhor" e, em seguida, o assunto abordado no conteúdo compartilhado. Quem tiver interesse em contribuir, pode encaminhar para este mesmo email o link de assuntos interessantes que sejam pertinentes ao projeto para serem avaliados.

CONFIRA OS CONTEÚDOS COMPARTILHADOS:

"Viva Melhor", 19/03 - https://www.youtube.com/watch?v=h8rJiQ80rXg. Trata-se de um vídeo do filósofo e professor Mário Cortella (currículo), que promove a reflexão sobre aquela que é a busca constante de todo o indivíduo: A felicidade.

******************

"Viva Melhor", 27/03 - Dicas para ter uma vida mais saudável e para melhorar a qualidade do sono. São conteúdos disponibilizados na página do Hospital Albert Einstein e na revista Galileu, respectivamente. O conteúdo da revista Galileu refere-se às pesquisas sobre a qualidade do sono publicadas no Journal of sleep research. Boa leitura: 10 dicas para uma vida mais saudável, Oito coisas que você não sabia sobre seu sono

*******************

"Viva Melhor", 02/04 - O conteúdo compartilhado desta semana aborda diversas reflexões sobre a vida. Em entrevista ao programa Opinião Livre, o filósofo Mário Sérgio Cortella fala sobre comportamento, ética, gentileza, cordialidade e outros temas relativos ao nosso modo de viver. Confira: https://www.youtube.com/watch?v=GtcClwpYIOY

*******************

"Viva Melhor", 16/04 - O conteúdo a ser compartilhado pelo projeto "Viva Melhor" desta semana trata do cuidado com a alimentação e a importância desta para a nossa saúde. Que tal aproveitar o feriado para preparar um espaço na sua casa para produzir alimentos orgânicos? O guia "Horta em Pequenos Espaços", da EMBRAPA Hortaliças, tem dicas bacanas de como produzir alimentos em pequenos espaço. Clique AQUI para baixar o conteúdo.

Quando você vai ao supermercado, é fácil encontrar prateleiras exclusivas para produtos orgânicos. Eles são mais caros do que os tradicionais e visualmente pouco atraentes. Porém, apesar de menos sedutores aos nossos bolsos e olhos, esses alimentos possuem mais vitaminas, carboidratos e sais minerais. Além disso, não contêm fertilizantes e agrotóxicos. Dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), registraram que, em 2010, a presença de produtos químicos nos alimentos brasileiros cresceu 190% em relação ao ano anterior. Naquele ano, a América Latina consumiu 22% da produção mundial, sendo 19% no Brasil, o maior mercado de agrotóxicos do mundo. Para quem se interessa pelo assunto, neste mês de abril a ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva - está lançando o "Dossiê ABRASCO: Um Alerta Sobre os Impactos dos Agrotóxicos na Saúde", que pode ser verificado nos links abaixo:

DOSSIÊ: PARTE 1

DOSSIÊ: PARTE 2

DOSSIÊ: PARTE 3

*****************

"Viva Melhor", 24/04 - Tudo sobre o Estresse - O assunto dessa semana no "Viva Melhor" trata de um dos problemas que mais afetam as pessoas: o estresse. Falar de estresse todo mundo fala ? mas pouca gente sabe o que, de fato, é esse mal. "As pessoas usam essa palavra para dizer que o dia foi corrido, com um monte de coisas para fazer, mas isso não necessariamente gera sinais de estresse, um mecanismo fisiológico sem o qual nem o ser humano nem os animais teriam sobrevivido até os dias de hoje", diz Selma Bordin, psicóloga do Hospital Israelita Albert Einstein.

Boa leitura: http://www.einstein.br/einstein-saude/em-dia-com-a-saude/Paginas/tudo-sobre-o-estresse.aspx

*******************

Viva Melhor, 07/05 - Cada vez mais, a medicina comprova os benefícios de terapias alternativas, entre as quais a meditação. Prova disso é o crescente número de pesquisas sobre o tema, muitas delas feitas no Instituto Henry Benson de Medicina para Mente/Corpo, coligado à Universidade de Harvard, nos EUA. Lá, os médicos receitam meditação para pacientes com hipertensão arterial, problemas cardíacos, insônia e dores, inclusive as crônicas, em que a meditação ajuda a suportar melhor o desconforto. O conteúdo compartilhado desta semana está na página da Sociedade Beneficente Israelita Albert Einstein, intitulado "Aquiete sua mente e beneficie sua saúde" (clique no título para acessar). Veja também uma visualização do livro "Medicina e Meditação: Um médico ensina a meditar", de Roberto Cardoso.

******************

Viva Melhor, 14/05 - Muitas pessoas perguntam qual a importância de se possuir um cardápio balanceado. Além dos vários benefícios à saúde, uma das coisas que vem se tornando importante nos últimos tempos é a praticidade. Comer bem não significa passar horas na cozinha. Para quem trabalha ou estuda e fica muito tempo fora de casa, o maior desafio ainda é encontrar alimentação nutritiva e saudável. Veja algumas dicas de alimentação saudável nos links: http://www.nutricio.com.br/alimentar-fora-de-casa.htm

http://www.maisequilibrio.com.br/nutricao/alimentacao-saudavel-2-1-1-90.html

O Ministério da saúde divulgou, recentemente, o "Guia Alimentar para a População Brasileira", que apresenta um conjunto de informações, análises, recomendações e orientações sobre escolha, preparo e consumo de alimentos que objetivam promover a saúde. Acesse no link: http://portalsaude.saude.gov.br/images/pdf/2014/novembro/05/Guia-Alimentar-para-a-pop-brasiliera-Miolo-PDF-Internet.pdf

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Caxias do Sul

Rua Avelino Antônio de Souza, 1730 | Bairro Nossa Senhora de Fátima | CEP: 95043-700 | Caxias do Sul/RS

E-mail: comunicacao@caxias.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3204-2100